É padre ou é frei? Diocesano ou religioso? #PVExplica

Olá jovem! Sou o seminarista Marcus Segedi da Teologia. Seguidamente muitos jovens vem falar comigo pois dizem que querem ser padres! O segundo passo geralmente é falar com um padre, porém muitas vezes o padre pergunta: diocesano ou religioso?”. E outra pergunta fica: “tem diferença?”. Talvez nem mesmo você sabia que existia duas “formas” de servir a Deus como padre. 

O padre é aquele que, numa comunidade, faz as vezes de Cristo. Ou seja: 1 – ele empresta sua voz a Jesus nos sacramentos; 2 – ele ensina a Palavra de Deus, continuando o testemunho de Cristo; 3 – ele cuida das ovelhas em nome do Bom Pastor. Resumindo: como que “casado com a Igreja”, cuida dela e de seus filhos.

Por outro lado, diante de situações concretas da vida da Igreja, o Espírito Santo despertou no coração de muitos o desejo de doar sua vida em favor de seus irmãos, com serviços muito bem definidos: o ensino das crianças, o cuidado dos enfermos, a assistência aos idosos, a oração por todos, a vida da pobreza.

Essas pessoas, unindo-se em famílias, formaram o que chamamos de congregações religiosas: beneditinos, carmelitas, franciscanos, camilianos, etc. São os freis, ou irmãos religiosos.

Nessas famílias, algumas receberam a autorização de ter padres. Então, um padre religioso, na verdade, é um religioso que, ocasionalmente, também é padre. Seu ministério é voltado antes para sua própria família religiosa. Podem estar em paróquias, mas não é a situação comum.

Então, no final, o discernimento vocacional é o seguinte: Deus me chama a cuidar de uma comunidade ou ele quer que eu sirva meus irmãos de um outro modo?

O padre diocesano (que é só padre) tem como particularidade o amor por todos (e todos são todos) os que estão sob seus cuidados, na diocese de que faz parte. O religioso (que pode ou não ser padre) cuida antes da vivência de seu carisma (ou seja, o dom de Deus para o serviço a que é chamado).

É evidente que o melhor é ter alguém para conversar. Seja qual for sua vocação estamos disponíveis.

Seminarista Marcus Segedi – Teologia

Posted in Sacerdócio and tagged , , , .