Praia

Seminarista tira férias?

Já é março, e nosso ano começou há muito tempo. Mas faz pouco tempo que me perguntaram: vocês tiram férias?

Bom, claro que ninguém é de ferro, então a resposta é: sim, nós também temos férias.

Mas, como são as férias de um seminarista?

Em primeiro lugar, vamos fazer uma distinção: férias do quê?

Ora, a vida de seminário é como um tempo de namoro: namoro com a Igreja. Um namorado jamais tem férias da namorada. E nem quer! Então, não podemos nos afastar da vida de oração, nem da vida de comunidade. Todos nós continuamos a ter momentos com Deus, todos os dias. E também frequentamos a Igreja, participamos dos eventos comunitários, vamos às missas e, com menos intensidade, também ajudamos a nossa paróquia.

Porém, a vida de seminário fica suspensa no fim do ano. Nós deixamos a comunidade dos seminaristas e vamos a uma outra comunidade de vida: nossa família. Durante esse tempo, aproveitamos para estreitar os laços com nossos pais, irmãos, avós… e também aqueles amigos de longa data que não conseguimos ver sempre. Nossa comunidade muda. Ao invés de reitor, diretor espiritual e amigos de seminário, temos pai, mãe, irmãos e amigos de outras épocas.

Os estudos também mudam. É claro que não é bom que o estudo seja só a obrigação, pois a relação com Jesus Cristo faz termos um interesse constante nele. Só que não são estudos acadêmicos, universitários. São leituras mais tranquilas, livros mais espirituais, conversas sobre Deus com as pessoas da comunidade.

Nossa pastoral também é diferente. Temos menos compromissos, e mais participação nas comunidades de origem, para reavivar aquele sentimento de pertença da nossa comunidade natal.

Enfim, a resposta para a pergunta sobre as férias é: sim, nós temos férias, mas não deixamos de ser seminaristas. Descansamos, mas em vistas de continuar nossa missão com ânimo fortalecido e espiritualidade revigorada.

Assim, quando chegamos no seminário, estamos contentes. Porque tivemos férias, e porque temos mais um ano pela frente.

Posted in Dia a Dia Seminário and tagged , .